A importância do Abraço



Um abraço é quando duas ou mais pessoas ficam entre os braços uma da outra. Na nossa cultura, o abraço é usado como forma de demonstrar uma série de sentimentos bons, como afeto, carinho, amor, gratidão e saudades.

A autora do livro “A Terapia do Abraço”, Kathleen Keating, afirma que a necessidade de contato físico entre as pessoas é mais que saudável, é essencial para a saúde. O abraço pode trazer muitos benefícos, como melhorar o estado de humor de uma pessoa, e até mesmo trazer benefícios físicos. Alguns médicos acreditam que o abraço ajuda a retardar o envelhecimento.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) mostra que o abraço libera uma substância chamada cortisol no organismo. A liberação desta substância é extremamente benéfica para o corpo, proporcionando conforto e alegria e diminuindo o stress. Além disso, o cortisol ajuda a diminuir a pressão sanguínea, o ritmo da respirção e também a quantidade dos batimentos cardíacos. Com isso, de uma forma geral diminui também o risco de a pessoa sofrer de um ataque cardíaco. A pesquisa também revelou que estes benefícos se dão tanto em homens quanto em mulheres, mas nas mulheres os efeitos são maximizados, assim como em casais que estão apaixonados.